Governo de SP adota modelo de concessão para modernizar linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade

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O Governo de São Paulo firmou um novo modelo de concessão para as linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da malha ferroviária metropolitana. Com previsão de investimentos de R$ 14,3 bilhões, o projeto foca na modernização, segurança e eficiência operacional do sistema.

Contrato prevê altos padrões de desempenho

O contrato, a ser assinado com o grupo Comporte Participações S.A., vencedor do leilão realizado em março, estabelece critérios rígidos de fiscalização. A Artesp monitorará os indicadores de desempenho e poderá aplicar penalidades em caso de descumprimento das metas.

Modernização inclui obras e redistribuição de frota

A concessão prevê melhorias como requalificação das estações, fechamento de passagens em nível e redistribuição da frota. As linhas passarão a operar com trens mais modernos, elevando o padrão de conforto e eficiência para os usuários.

Parceria público-privada garante estabilidade e inovação

O modelo de parceria público-privada adotado assegura remuneração por disponibilidade, o que incentiva a prestação de um serviço contínuo e de qualidade. O contrato também inclui obrigações ambientais, integrando sustentabilidade à operação.

Projeto integra o programa SP Nos Trilhos

A concessão faz parte do programa SP Nos Trilhos, que reúne mais de 40 iniciativas para expandir e modernizar o transporte ferroviário no estado. Ao todo, os projetos somam R$ 194 bilhões em investimentos e devem gerar até 150 mil empregos em São Paulo.

Conclusão

A concessão das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade representa um avanço significativo no transporte ferroviário da Grande São Paulo, com foco em qualidade, segurança e modernização.

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