Obras do Complexo Penha avançam e impulsionam expansão da Linha 2-Verde

obras estação Penha

As obras do Complexo Penha, que fazem parte da expansão da Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo, atingiram 52% de avanço físico. O projeto, localizado na Zona Leste da capital, vai integrar três linhas metroferroviárias – 2-Verde, 3-Vermelha e 11-Coral – além de um terminal de ônibus já existente.

Nova estação Penha da Linha 2-Verde está em construção

A futura estação da Linha 2-Verde já conta com a execução de estruturas internas, além do revestimento do túnel de via e das paredes do acesso leste. Quando finalizada, terá 25 metros de profundidade e 17,5 mil m² de área construída. A expectativa é atender até 102 mil passageiros por dia.

Obras da CPTM e da Linha 3-Vermelha também estão em andamento

A estação da Linha 11-Coral da CPTM já passa pela construção de lajes, vigas, pilares e reservatórios. Na estação existente da Linha 3-Vermelha, a obra amplia a área de mezanino e inclui a instalação de uma nova cobertura metálica.

Complexo Penha será base de operação dos tatuzões

O Complexo Penha será ponto de montagem e partida de duas tuneladoras. A tuneladora Cora Coralina escava no sentido Vila Prudente e passará por remontagem para operar entre Penha e Rapadura. Um segundo equipamento escavará o trecho em direção à rodovia Dutra.

Expansão da Linha 2-Verde terá 8 estações até 2028

O prolongamento da Linha 2-Verde acontece em duas etapas. A primeira, com entrega prevista para 2027, ligará Vila Prudente a Vila Formosa. A segunda, até a Penha, será finalizada em 2028. No total, serão 8,4 km de trilhos e 8 novas estações, com capacidade de transportar 320 mil passageiros por dia.

Conclusão

O Complexo Penha avança como peça fundamental na expansão do transporte público da Zona Leste, conectando modais e facilitando a mobilidade urbana em São Paulo.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *